O presente projeto estabelece diretrizes para ações coordenadas de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da carreira de docente do magistério superior, tendo como prazo de execução o intervalo de cinco anos, entre 2023 e 2027.Estabelece-se, aqui, como problemática principal, a observação do fenômeno da voz enunciadora em poemas e canções brasileiras recentes e contemporâneas, o que imediatamente gera um entrave: com a profusão de obras lançadas, tanto na literatura como na música, nas últimas décadas muito em função da facilitação nos processos de produção e publicação/lançamento de poemas, livros, singles e álbuns, inclusive gratuitamente pela internet , torna-se impossível qualquer desejo de totalização ou completude de análise sobre todo este universo. Assim, como é comum no escrutínio da arte contemporânea, parte-se aqui da premissa de que qualquer resulta do futuro advindo deste projeto será parcial e restrito a determinado conjunto de obras. Como esforço de delimitação de um corpus preliminar, pode-se afirmar que o enfoque dos trabalhos aqui englobados será o de explorar primordialmente três searas distintas (porém interconectadas): a poesia contemporânea mais canônica e integrada à Academia; a MPB recente e contemporânea (entendida, aqui, de maneira ampla, como uma espécie de modo de fazer na canção popular, que se origina na bossa-nova, passa pela Tropicália e pela canção política dos anos60 e 70, e se pulveriza em múltiplas formas nas décadas seguintes, e que é marcada pelo apuro poético na composição das letras e pela reflexão sobre a identidade nacional); e o hip hop brasileiro, aqui englobando, principalmente, o RAP e o Slam. Mais do que tomados como universos paralelos, estes três campos de atuação serão pensados como organismos que formam um tipo de sistema único, com contrapesos e interligações, que ora se aproximam, ora se repelem, mas jamais ignoram uns aos outros. Os exemplos de tais imbricações são inúmeros: poetas recentes e contemporâneos que também compõem letra de música (como Paulo Leminski, Alice Ruiz e Arnaldo Antunes); rappers que compõem e gravam com compositores da MPB (como Emicida e Criolo); antologias que fundem os universos da poesia canônica e slam (como As 29 poetas hoje (2021), organizada por Heloísa Buarque de Hollanda, que conta com nomes como Bruna Mitrano e Mel Duarte), entre outros. A partir de obras pinçadas nos três universos destacados, pretende-se compreender como se comporta a enunciação poética na tessitura de tais textos (falados e/ou escritos): sem a intenção dese limitar tal fenômeno à ideia reducionista de sujeito lírico (conceito amplamente questionado no contemporâneo), o objetivo é identificar como se comporta a inscrição dos autores no andamento discursivo de seus textos, para, então, buscar aproximações e dissonâncias entre obras e escritores/compositores distintos.