A narração infantil no romance de formação To Kill a Mockingbird, de Harper Lee

Dissertação de Mestrado
por Portal PPGELIT ILEEL
Publicado: 08/12/2025 - 14:51
Última modificação: 08/12/2025 - 14:53

RESUMO

Esta dissertação objetiva apresentar uma análise da relação entre infância e heterodiscurso no romance To Kill a Mockingbird (1960), da escritora norte-americana Harper Lee, como um romance de formação (Bildungsroman, em alemão, e coming-of-age em inglês) e suas particularidades. Propõe-se enfatizar como as definições de um romance de formação, como o heterodiscurso (heteroglossia), se configuram no romance em questão. Como o amadurecimento da protagonista e narradora infantil, Scout se dá em um ambiente racialmente segregado, pretendemos abordá-lo na sua relação intrínseca com o discurso do outro ou, segundo o conceito proposto pela teoria do romance de Bakhtin, com o heterodiscurso (heteroglossia). O trabalho presente é resultado de pesquisa bibliográfica que se deu a partir da leitura de artigos, dissertações, websites e livros para compor o referencial teórico sobre a infância, o romance Gótico Sulista, romance de formação (Bildungsroman) e o heterodiscurso. Entre teóricos e estudiosos que contribuíram para esta investigação temos: Walter Benjamin (1913-1932; 2013) com seus ensaios sobre a criança e a infância; William C. Spengemann (1978) e Anne Scott McLeod (1992; 1994) sobre a literatura norte-americana, Mikhail Bakhtin (1981; 1992) com a teoria do romance de formação e do heterodiscurso, entre outros. Considerado um clássico da literatura norte-americana, o romance de Harper Lee tem como protagonista/narradora a Scout, uma criança que narra os acontecimentos decisivos na sua infância e que serviram de formação pessoal. Do ponto de vista infantil, To Kill a Mockingbird retrata temas de racismo e preconceito no sul-americano durante a Grande Depressão. Como resultado desse acontecimento, Scout perde a sua inocência ainda criança e é conduzida a sua alteridade, onde a criança se coloca no lugar do adulto e sua visão de mundo muda drasticamente, chegando a seu amadurecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Infância. Bildungsroman. Heterodiscurso. Literatura americana. To Kill a Mockingbird.

A banca de defesa ocorrerá por videoconferência. O link será encaminhado por e-mail à Comunicada Acadêmica. Caso alguém deseje o link, poderá solicitar por atendppgelit@ileel.ufu.br

Banca Examinadora: 
Maria Ivonete Santos Silva - Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Fábio Figueiredo Camargo - Universidade Federal de Uberlândia - UFU (Suplente)
Tiago Marques Luiz - Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Dennys Silva-Reis - Universidade Federal do Acre - UFAC (Suplente)
Data e Horário: 
09/12/2025 - 09:00
Avenida João Naves de Ávila, 2121 Bairro Santa Mônica
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38408-902
Campus Santa Mônica - Bloco 1G - Sala 256
Complemento: 
Bairro Santa Mônica
Referências: 
centro de convivência